Existe um caminho Um outro caminho para se chegar ao alto do Robertão. No trevo de Amparo entre na estrada bem em frente de onde chegamos de Volta Redonda. E vá desfrutando da bela paisagem entre morros.
Do alto do Robertão se avista lá embaixo esta trilha serpenteando paralela a da cumeeira da serra de Nossa Senhora do Amparo. Para aonde vai? Sai lá em cima. É para onde fui.
Águas claras e frias descem da serra e formam remansos bons de tomar um banho. Mas não se demore que a serra nos espera olhando lá de riba.
Aí é subir e subir descortinando desfiladeiros por onde passa o riacho, florestas pintadas de roxo pelas quaresmeiras e o relevo acidentado que segue para Minas Gerias.
Então, depois de descer um vale sobe-se novamente e se chega ao dorso da serra. Virando á direita pode-se continuar subindo, mas com este sol quente tomei à esquerda e desci o Robertão.
sexta-feira, fevereiro 05, 2010
Choque entre gerações. Pedalar iguala as pessoas. Sobre a magrela um dentista e um jardineiro se esforçam em trilhas difíceis como iguais e jovens de dezesseis anos sobem um morro bem inclinado ao lado de um avô com sessenta e seis anos.
Porém, o ciclismo é um esporte de extrema liberdade, ouso mesmo dizer: de grande individualidade. Então, os mais bem condicionados buscam a companhia de seus iguais e correm, correm, por este mundão de Deus.
Mas, se um mais velho, sem colegas para pedalar naquela manhã, pede para fazer parte do grupo jovem jamais fica renegado, é sempre bem vindo. Assim são os desportistas da bicicleta. E, quando os mais moços aceitam o velho guerreiro no grupo compreendem que terão de esperá-lo. Podem correr deixando-o para trás, mas lá na frente vão sentar aguardando ele chegar junto.
Assim, sem choque ou desavença, os jovens desenvolvem a paciência e o ancião aprende a não se entregar nunca e sempre se esforçar corajosamente. Ele conquista o respeito deles, eles formam um bom caráter e todos saem ganhando.