Pesquisar este blog

segunda-feira, janeiro 25, 2016

Passos de Anchieta pedalando.

Se for fazer os Passos de Anchieta, deixe te dar algumas dicas.
O caminho de menos de 100km pode ser feito a pé, 4 dias, bicicleta, 2 dias, ou por outros meios. Para quem gosta de estar em meio a multidões a data é 26/05/2016. Quase 4.000 participantes vão sair da Catedral em Vitória. Se seu estilo é andar na companhia de uns poucos amigos mais chegados, então você escolhe a data.
Vou descrever minha experiência com dois amigos, Edson e Nardeli. Fomos de ônibus 

(R$240 ida e volta) com muito conforto: ar condicionado gelado, poltrona bem reclinável e descanso para as pernas. Viaja-se às 20 h e chega-se em Vitória às 7 h. Uma higiene, um lanche e partimos com as bikes.
Saindo da rodoviária por onde saem os automóveis já estamos na ponte velha, de arcos, com lugar para atravessar montado na bike. 

Mas antes de entrar na ponte é essencial seguir a avenida que beira o canal até o palácio Anchieta, com escadaria e forte cor amarela. 

Dando a volta sobe-se mais um pouco e chega-se a Catedral. É orar, pedir proteção para a empreitada e voltar até a ponte velha.

Atravessando seguimos por uma calçada estreita até a larga avenida de duas pistas. Tem ciclovia dos dois lados. Toque até o fim. Depois de rodar quase 10km já se vê o morro do convento. 

Siga as placas. É preciso deixar as bikes na portaria. O guarda vigiou as nossas. Mas se alguém puder levar um cadeado amarre-as juntas. Suba com coragem até lá no alto. A vista é linda e se pode rezar de novo.

Em baixo siga à esquerda em direção ao mar. Logo se vê a orla. Tome uma água de coco e admire a beleza chocante do lugar. 

Mas não demore muito, vê-se o mar o dia todo. É só seguir pela ciclovia mais 10 km. 

Ela acaba, mas um trilhozinho de chão leva à direita até a via expressa. Tem uma ciclovia sem fim.
Amanhã conto mais.  

Nenhum comentário: