Pesquisar este blog

domingo, outubro 11, 2015

Aparecida: oh vem, fica comigo pra nada faltar.

Cada um na sua, a democracia é exatamente isto: dar lugar a todos os gostos.
Mas talvez por ser velho, ontem ao pedalar na Dutra olhava desapontado as dezenas de motos passando ‘voadas’ pelos carros e por mim.

- Zé, teu sonho era todo mundo igualzinho andando de bicicleta.
Meu desapontamento era pelo ser humano que não curte por onde passa e só pensa em onde vai chegar; a volta é a mesma coisa. Andando velozmente cor certeza não dá para abraçar um romeiro, como 'seu' Pedro, de Volta Redonda.

Como estou sempre combatendo uma ansiedade crônica, pedalar é o ideal. Lógico que tenho um objetivo, uma meta a alcançar, um lugar a chegar, mas vou curtindo tudo pelo caminho. 

E mais, pedalando se vive o esforço da subida dura e a alegria da descida vertiginosa.

E foi assim que gastei 10 horas pedalando 150km para chegar em Aparecida. antes de Engenheiro Passos um monumento simples lembra onde Juscelino Kubitschek terminou sua vida laboriosa.

Devia ter ido pela estrada dos Tropeiros, mas isso aumentaria a viagem em 40km e aí não dava para fazer todo caminho num dia só, e ainda participar de uma missa e pegar o último ônibus de volta. Depois de um descidão avisto a Canção Nova, mas ainda faltavam 50km de pedal. 

Aparecida é um lugar de devoção e diversão. Fora do Santuário é um mercado persa, todo mundo tentando lhe vender suas quinquilharias. Um pedaço de abacaxi geladinho.

Como estava só a fim da devoção, subi para igreja velha e atravessei pela passarela empurrando a bike. 

A fé dos pagadores de promessa impressiona.

Aí, fiquei quietinho dentro dos limites do Santuário respirando fé, devoção e muita beleza. 

Durante a missa houve momentos lindos, como quando fiquei engasgado cantando uma canção para Maria que lembra seu papel nas Bodas de Caná:
Maria, Maria, vem pôr Mãe querida,
Jesus, Pão da Vida, na mesa do Altar!
Maria, Maria, sem ti não há festa!
Oh vem, fica nesta, pra nada faltar!


Eu e minha bike no meio da catedral, participando da Eucaristia, cantando e rezando, e recebendo a água benta pra nos proteger no nosso pedalar.  

Nenhum comentário: