Pesquisar este blog

sexta-feira, dezembro 25, 2015

Onde foram parar os velhos?

Há poucos anos, procurando um caminho entre Arrozal e Getulândia, encontramos um casal de velhos num sítio bem no meio da mata. [esta é 'dona' Neli, está com tonteiras e vive mais quieta]

Vivendo uma vida precária e com mais de 80 anos eles comoveram a mim e ao amigo João Ademar.
[este é 'seu' Hélio ainda ativo; me disse que já andara de bicicleta mais cedo e agora cortava lenha]

Naquele ano, véspera de Natal, voltamos à pé levando roupas e alguns comestíveis. Natal seguinte voltei e neste também. No dia 23/12/2015 fomos caminhando (não é pouca distância) levando uma hora e meia para ir e uma para voltar. 

O caminho é belíssimo, do alto se vê o mar encapelado de morros para os lados do mar

ou em direção à Volta Redonda. A mata é linda 

e ficamos fascinados pela árvore-que-chora. Você não acreditaria que com céu limpo e sol forte estivesse chovendo sobre sua cabeça! E olhando pra cima se vê os pingos caindo num gotejar que não para nem arrefece.
Mas ao fim da trilha cadê os cachorros que nos recebiam em alarido? Por que o caminho de aproximação da casa estava coberto de capim alto? Os velhos tinham ido embora. Sentimos duas emoções desencontradas: decepção por não poder entregar os presentes e alívio por eles não estarem mais imersos naquela solidão. Voltamos. Já não prestávamos tanta atenção à bela paisagem, como a velha árvore seca parecendo 'neurônios de um cérebro'.
Já no rodovia, pergunta daqui inquiri dali, soubemos que estavam abrigados na casa do amigo Luiz Gonzaga, perto da travessia da linha do trem, em Getulândia. Fomos lá e vimos os velhos.
  

Nenhum comentário: