Pesquisar este blog

segunda-feira, março 21, 2016

Pela serra de Nova Friburgo

Minha bicicleta é meu meio de transporte principal, seja a trabalho ou a passeio. Neste fim de semana vou pedalar na Serra dos 3 Picos.

- Onde fica, Zé?
Vou transcrever um trecho de um estudo geológico dessa serra para você entender melhor.
“Ela está situada na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Na porção meridional da escarpa da Serra do Mar fica um local preservado, é o Parque Estadual dos Três Picos e unidades de conservação adjacentes”.
Essa serra é mais conhecida como Nova Friburgo. Então ele descreve a porção onde vou pedalar.
“Os gnaisses e granitos da Folha Nova Friburgo pertencem, em sua maior parte, ao Terreno Oriental da Faixa Ribeira, representado pelo domínio tectônico costeiro”. Ele está falando do lado da serra que dá para o mar. Vou sair de Nova Friburgo e seguir para Trajano de Moraes, dormir lá e depois descer para Rio das Ostras. Vou pedalar pela vertente que desce para o oceano Atlântico.
De outra vez, fiz com Pedrão Selva a parte de cima e um pouco da outra vertente que o autor descreve assim: “No reverso da escarpa, patamares escalonados em direção ao vale do Rio Paraíba do Sul abrigam o cinturão agrícola que abastece em grande parte a região metropolitana do Rio de Janeiro e as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis e concentram um forte polo turístico e industrial”.

Eu e o colega Nelson, de Macaé, vamos ver naqueles altos grandes obras da criação. Sim, porque o plutonismo, a deformação e o metamorfismo neoproterozóico-paleozóico inferior durante o Ciclo Brasiliano delinearam o arcabouço rochoso e as estruturas geológicas da Folha Nova Friburgo”.

Nenhum comentário: